O projeto “Escravo, Nem Pensar!” foi idealizado pela ‘ONG Repórter Brasil’ formada por jornalistas, cientistas sociais e educadores com o objetivo de fomentar a reflexão e ação sobre a violação aos direitos fundamentais dos povos e trabalhadores no Brasil.
O Maranhão é o primeiro estado do Brasil, a promover a formação de educadores da rede estadual para atuarem no enfrentamento e combate ao trabalho escravo. Em nosso estado, o ‘Escravo, Nem Pensar!’ passa a integrar o ‘Programa Escola Digna’, em conformidade com as metas do II Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo, estabelecidas para a Seduc.
Com o objetivo de preparar educadores para desenvolverem ações educativas em escolas do Sistema Estadual de Ensino, voltadas à prevenção e combate ao trabalho escravo no Maranhão, as técnicas da URE de Balsas, Ana Maria Silva, Tereza de Paula e a Diretora de Educação, Luzimar Lima, promoveram a formação para professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos das escolas sede. A formação aconteceu nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2016, na UI Professores Luiz Rêgo.
Já em nossa escola a formação com os professores dos três turnos aconteceu no dia 23 de fevereiro de 2016. As professoras multiplicadoras foram Fracilda Viana de Araújo e Domingas Dalva O. Nascimento
Abaixo, fotos do encontro em nossa escola: