segunda-feira, 21 de março de 2016

Professores participam de Formação Continuada

No dia   de março de 2016, no turno matutino, nossos professores participaram de encontro pedagógico com a seguinte pauta:

  • Formação sobre Colegiado Escolar
  • Critérios Avaliativos e,
  • Formação Continuada:

Gestora Jocélia expondo sobre o Colegiado Escolar
 

 






 

Projeto: Escravo, nem Pensar

O projeto “Escravo, Nem Pensar!” foi idealizado pela ‘ONG Repórter Brasil’ formada por jornalistas, cientistas sociais e educadores com o objetivo de fomentar a reflexão e ação sobre a violação aos direitos fundamentais dos povos e trabalhadores no Brasil. 

O Maranhão é o primeiro estado do Brasil, a promover a formação de educadores da rede estadual para atuarem no enfrentamento e combate ao trabalho escravo. Em nosso estado, o ‘Escravo, Nem Pensar!’ passa a integrar o ‘Programa Escola Digna’, em conformidade com as metas do II Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo, estabelecidas para a Seduc.

Com o objetivo de preparar educadores para desenvolverem ações educativas em escolas do Sistema Estadual de Ensino, voltadas à prevenção e combate ao trabalho escravo no Maranhão, as técnicas da URE de Balsas, Ana Maria Silva, Tereza de Paula e a Diretora de Educação, Luzimar Lima, promoveram a formação para professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos das escolas sede. A formação aconteceu nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2016, na UI Professores Luiz Rêgo. 

Já em nossa escola a formação com os professores dos três turnos aconteceu no dia 23 de fevereiro de 2016. As professoras multiplicadoras foram Fracilda Viana de Araújo e Domingas Dalva O. Nascimento

Abaixo, fotos do encontro em nossa escola:







Em pauta: nosso planejamento de aulas

Segundo Cipriano Carlos Luckesi, o ato de planejar não é um ato simplesmente técnico. Assim como também não é um ato exclusivamente político-filosófico. Segundo o autor, esse ato será, sim, ao mesmo tempo político-social, científico e técnico. 
Não basta pensar nos meios, nas técnicas e na sofisticação dos recursos tecnológicos, afirma o autor. Eles são necessários, mas como meios. Importa que a prática de planejar em todos os níveis - educacional, curricular e de ensino -- ultrapasse a dimensão técnica, integrando-a numa dimensão político-social.
O ato de planejar, assim assumido, deixará de ser um simples estruturar de meios e recursos, para tornar-se o momento de decidir sobre a construção de um futuro.

Nossa equipe de professores, semanalmente, reúnem-se por área de conhecimento para fazerem seus planejamentos de aula e atividades. Esses planejamentos visam proporcionar uma unidade de ensino entre os três turnos escolares.


Planejamento- da Área de Linguagens  e Humanas

segunda-feira, 14 de março de 2016

Mobilização Zica Zero na UIAP

No dia 19 de fevereiro, nos turnos matutino, vespertino e noturno, foram realizadas atividades educativas de conscientização pelo combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. As ações envolveram professores, alunos e os gestores, com apoio de agentes de saúde e vigilância epidemiológica. Entre as ações, foram realizadas palestras, nos três turnos, atividades em sala de aula e coleta de lixo no interior da escola. 


Turno Matutino

Turno Vespertino

Turno Noturno